Categories: Geral

PRF intensifica ações do Maio Amarelo para reduzir mortes nas rodovias



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou, nesta terça-feira (5), a edição 2026 do Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização para a segurança no trânsito.

Com o tema No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas, a iniciativa busca mobilizar motoristas e pedestres para reduzir acidentes, mortes e feridos nas rodovias do país.

Notícias relacionadas:

O foco é reforçar a responsabilidade compartilhada no trânsito e ampliar a adesão a comportamentos mais seguros.

Dados da PRF mostram que, em 2025, foram registrados 72.483 sinistros de trânsito nas rodovias federais, com 6.044 mortes e 83.483 feridos.

Embora os três indicadores tenham apresentado redução em relação a 2024, os números ainda são considerados elevados. No mesmo período, o total de infrações chegou a 10.277.088, alta de 7,79%, o que evidencia, na avaliação da PRF, a persistência de condutas de risco.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Conscientização

Para o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, os dados reforçam a importância de campanhas de conscientização associadas à fiscalização.

“Cada sinistro é um alerta de que ainda há muito a ser feito. O Maio Amarelo não é apenas um marco no calendário institucional, mas um momento de mobilização e reforço de ações que ocorrem durante todo o ano”, disse.

Segundo ele, a redução de mortes nas rodovias federais em 2025 indica que políticas de prevenção podem trazer resultados, embora a tendência geral de crescimento dos acidentes exija continuidade das ações.

“Esperamos que, com o Maio Amarelo, consigamos também avançar na diminuição desses números”, afirmou.

Confira mais informações sobre a campanha Maio Amarelo no Repórter Brasil, da TV Brasil

Comportamento

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, destacou que a segurança viária depende de investimentos permanentes e mudança de comportamento.

“Vamos continuar investindo em tecnologia, inteligência policial e ações estruturantes de prevenção e fiscalização. Segurança viária é, antes de tudo, uma política de Estado”, afirmou.

O ministro também ressaltou a importância da educação como estratégia de longo prazo. 

Segundo ele, o governo pretende ampliar a presença de conteúdos sobre trânsito na educação básica, em parceria com o Ministério da Educação, como forma de promover mudanças culturais e reduzir comportamentos de risco.

Pedro Peduzzi - Reporter da Agencia Brasil

Recent Posts

Copel realiza mutirão de regularização de cabos de telecom em Cambé e em Arapongas

As intervenções contemplam 58 postes na Avenida Antônio Raminelli, em Cambé, ao longo de oito…

13 horas ago

Previsão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto

Marcada para a manhã deste domingo (21), prova em Paranaguá terá mais de 4 mil…

13 horas ago

Polícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba

Durante a fiscalização de um ônibus procedente de Foz do Iguaçu, os cães farejadores K9…

13 horas ago

Copel realiza mutirão de poda preventiva em Cornélio Procópio e Rolândia neste domingo

A iniciativa faz parte das ações de manutenção da rede elétrica com foco em garantir…

13 horas ago

Pedala Paraná capacita professores para implantação de 20 novas Escolas de Ciclismo no Estado

Formação acontece nos dias 23 e 24 de junho, em Curitiba. Iniciativa amplia o acesso…

13 horas ago

Estado inicia obras da nova Casa de Custódia de Umuarama com investimento de R$ 43,3 milhões

O empreendimento integrará o conjunto de investimentos do Governo do Estado voltados ao fortalecimento da…

13 horas ago