Saúde

Eduardo Pimentel e secretária da Saúde de Curitiba caminharam no Cajuru para alertar sobre focos da dengue

O Dia D de Combate à Dengue foi lançado pelo vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, na Regional Cajuru, onde equipes do município, agentes comunitários e soldados do Exército percorreram as ruas para conversar com os moradores e vistoriar quintais.

Ao lado da secretária da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, o vice-prefeito caminhou por ruas do bairro Cajuru para pedir à população que destine dez minutos por dia, semanalmente, para vistoriar sua casa e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

O trabalho na Regional Cajuru começou na sede da Administração Regional, com uma reunião de instrução de equipes formadas por agentes de endemias, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, servidores da Fundação de Ação Social (FAS), da Defesa Civil da Regional e soldados do Exército Brasileiro.

Durante toda a manhã, elas percorreram 14 quarteirões da regional, batendo de porta em porta, para orientar os moradores.

Cerca de 750 profissionais foram envolvidos na campanha, entre  profissionais da saúde, meio ambiente, defesa civil, exército, FAS entre outros). Pelos bairros, foram vistoriados 440 quarteirões.

Áreas de risco

Além da mobilização de toda a sociedade para o Dia D, equipes da Prefeitura trabalharam neste sábado com ações de bloqueio ambiental em cinco locais de maior risco no momento na cidade, localizados nas regionais do Tatuquara, CIC, Boa Vista, Bairro Novo, além do Cajuru.

“Curitiba já desenvolve um trabalho intenso de combate à dengue, mas precisamos que, neste momento, todos compreendam a importância de se envolver e de cuidar da cidade para evitar que o mosquito tome conta do nosso espaço”, explicou a secretária da Saúde.

Beatriz Battisttela orientou os moradores a vistoriar suas casas para evitar o acúmulo de água em vários pontos, como vasos de plantas, calhas e até recipientes de água de animais de estimação.

Inspeção

Entre as casas visitadas pelas equipes esteve a da professora Taís Bento Shiguemoto.

Com vários vasos de plantas no quintal, Taís foi considerada um exemplo de cuidado.

“Tento deixar minha casa organizada, sem água parada. Isso é importante porque a dengue está aí e se cada um fizer a sua parte vamos aos poucos diminuir a quantidade do mosquito e de pessoas infectadas”, disse.

Taís abriu as portas da residência para as equipes por considerar o trabalho técnico importante. “Às vezes podemos não perceber que algum cantinho pode se tornar um foco do mosquito.”

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Copel realiza mutirão de regularização de cabos de telecom em Cambé e em Arapongas

As intervenções contemplam 58 postes na Avenida Antônio Raminelli, em Cambé, ao longo de oito…

20 horas ago

Previsão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto

Marcada para a manhã deste domingo (21), prova em Paranaguá terá mais de 4 mil…

20 horas ago

Polícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba

Durante a fiscalização de um ônibus procedente de Foz do Iguaçu, os cães farejadores K9…

20 horas ago

Copel realiza mutirão de poda preventiva em Cornélio Procópio e Rolândia neste domingo

A iniciativa faz parte das ações de manutenção da rede elétrica com foco em garantir…

20 horas ago

Pedala Paraná capacita professores para implantação de 20 novas Escolas de Ciclismo no Estado

Formação acontece nos dias 23 e 24 de junho, em Curitiba. Iniciativa amplia o acesso…

20 horas ago

Estado inicia obras da nova Casa de Custódia de Umuarama com investimento de R$ 43,3 milhões

O empreendimento integrará o conjunto de investimentos do Governo do Estado voltados ao fortalecimento da…

20 horas ago