Categories: Geral

Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas



O Ministério dos Transportes anunciou, nesta sexta-feira (9), o primeiro lote de carteiras nacionais de habilitação (CNH) renovadas automaticamente para condutores que não cometeram infração nos últimos 12 meses. 

A medida, adotada com o objetivo de beneficiar bons condutores, está prevista em medida provisória publicada no dia 10 de dezembro de 2025.

Notícias relacionadas:

A data de hoje foi escolhida para o anúncio pelo fato de os condutores terem prazo de 30 dias, contatos a partir do vencimento da CNH, para fazer a renovação do documento.

“A decisão prevê que condutores responsáveis no trânsito não precisam realizar exames presenciais, se deslocar aos Detrans ou pagar qualquer taxa adicional para renovar o documento. O processo será totalmente automático e digital, pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, com a atualização disponível no aplicativo da CNH do Brasil”, informa o ministério.

Durante o anúncio do primeiro lote de CNHs renovadas automaticamente, Renan Filho disse que uma mensagem será enviada, por celular, aos bons condutores parabenizando-os pelo feito e concedendo, a eles, um selo..

Ele explicou que a gratuidade será para a carteira digital. Se o condutor desejar a carteira física, basta solicitar ao Detran, mas aí terá de pagar pelo serviço.

Renan Filho lembrou que, há alguns anos, o Brasil permitiu o aumento do número de pontos para condutores que cometeram infrações de trânsito, o que, segundo ele, acabava por beneficiar os infratores.

“Hoje, o Estado brasileiro está dizendo ao cidadão: seja um bom condutor para não pagar taxa nem novos exames. Para não perder o dia de trabalho, nem largar o que está fazendo para, de tempos em tempos, voltar a um guichê, pegar um papel, pagar por um carimbo, esperar muito e ser mais uma vítima da burocracia”.

O cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) pode ser feito por meio do aplicativo da CNH ou por meio do Portal de Serviços da Senatran.

Condutores com 70 anos ou mais não estão aptos a receber o benefício. Motoristas com idade a partir de 50 anos receberão o benefício uma única vez.

“A renovação automática não vale para motoristas que têm a validade da CNH reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde”, informa o ministério.

Pedro Peduzzi - Reporter da Agencia Brasil

Recent Posts

Encontro de secretários da Segurança discute ações integradas de combate ao crime

Sexta edição do Encontro dos Secretários de Estado da Segurança Pública (SulMaSSP) segue até quarta-feira,…

4 horas ago

Acesso à arte: MAC-PR inaugura unidade satélite em Cascavel na quinta-feira

Evento será às 19h. A iniciativa marca a abertura do sétimo satélite, que visa a…

4 horas ago

Pesquisa sobre cuidadores de idosos chega a 38 municípios nesta semana

O levantamento, entre esta segunda e sexta-feira (22 e 26), busca compreender quem são os…

4 horas ago

Jornal Cândido de junho traz edição especial sobre a produção literária indígena

A reportagem é de Isa Honório, que conversou com autores e autoras de diversos locais…

4 horas ago

Copel leva van de atendimento itinerante a Cornélio Procópio para facilitar acesso a serviços

A unidade móvel disponibiliza uma série de serviços essenciais, como solicitação de troca de titularidade,…

4 horas ago

Operação da PF combate núcleo financeiro do Comando Vermelho

A Polícia Federal (PF) prendeu neste fim de semana vários integrantes do Comando Vermelho (CV)…

4 horas ago