Política

Deputada Maria Victoria (PP) é reeleita segunda secretária da Assembleia Legislativa

Os parlamentares estaduais elegeram nesta segunda-feira (12) o atual primeiro-secretário, Alexandre Curi (PSD), para conduzir a Assembleia Legislativa no biênio 2025-2027.
Curi substituirá o atual presidente Ademar Traiano (PSD).
O deputado Gugu Bueno (PSD) será o novo primeiro-secretário e deputada Maria Victoria (PP) permanece na segunda secretaria.
Maria Victoria agradeceu a confiança dos deputados e deputadas para continuar representando-os na segunda secretaria na próxima gestão.
“Uma honra ser a segunda mulher a ocupar essa função na história e participar da comissão executiva. Avançamos muito nos últimos dois anos com medidas de gestão e transparência focadas na eficiência dos gastos do dinheiro dos cidadãos paranaenses. Com o apoio dos 54 deputados destinamos recursos para a pavimentação de ruas nas pequenas cidades e para a construção de 300 creches em todas as regiões.”, disse.
CHAPA – A chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo foi eleita por unanimidade entre os deputados votantes, com 53 votos favoráveis. A nova composição assume a partir de fevereiro de 2025 com mandato até 31 de janeiro de 2027.
Também faz parte da nova Comissão Executiva da Assembleia a deputada Flávia Francischini (União), que assume como a primeira vice-presidente. Esta é a primeira vez na história que uma mulher assume o cargo.
Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente.
A terceira secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto-secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto-secretário.
ELEIÇÃO – A eleição da Mesa Executiva da Assembleia está de acordo com o artigo 13 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que determina que a partir do dia 1º de agosto do segundo ano de cada legislatura, o Presidente da Assembleia Legislativa, deverá designar nova eleição.
A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, formado pelo presidente, por três vice-presidentes e cinco secretários.
O mandato é de dois anos. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Encontro de secretários da Segurança discute ações integradas de combate ao crime

Sexta edição do Encontro dos Secretários de Estado da Segurança Pública (SulMaSSP) segue até quarta-feira,…

9 horas ago

Acesso à arte: MAC-PR inaugura unidade satélite em Cascavel na quinta-feira

Evento será às 19h. A iniciativa marca a abertura do sétimo satélite, que visa a…

9 horas ago

Pesquisa sobre cuidadores de idosos chega a 38 municípios nesta semana

O levantamento, entre esta segunda e sexta-feira (22 e 26), busca compreender quem são os…

9 horas ago

Jornal Cândido de junho traz edição especial sobre a produção literária indígena

A reportagem é de Isa Honório, que conversou com autores e autoras de diversos locais…

9 horas ago

Copel leva van de atendimento itinerante a Cornélio Procópio para facilitar acesso a serviços

A unidade móvel disponibiliza uma série de serviços essenciais, como solicitação de troca de titularidade,…

9 horas ago

Operação da PF combate núcleo financeiro do Comando Vermelho

A Polícia Federal (PF) prendeu neste fim de semana vários integrantes do Comando Vermelho (CV)…

9 horas ago